top of page

30/10/2014

Empresários visam novas chances de negócios no aeroporto de São Gonçalo do Amarante

 

Para auxiliar os empreendedores, bancos oferecem linhas de crédito e facilidades para que negócio seja concretizado

 

A chegada do aeroporto em São Gonçalo do Amarante despertou os empresários do Rio Grande do Norte para novas oportunidades de negócios dentro e no entorno do terminal. No Aeroporto Governador Aluizio Alves há 10 lojas, três restaurantes e seis locadoras de carros funcionando para atender aos passageiros. Um dos agentes desse desenvolvimento, é o Banco do Nordeste, concedendo financiamentos aos empresários que querem investir na região.

 

O superintendente do BNB no Rio Grande do Norte, Francisco Carlos Cavalcanti, afirmou que o terminal é um equipamento fundamental para o desenvolvimento do estado, capaz de atrair e alavancar uma série de empreendimentos.

“O Banco do Nordeste é um banco múltiplo, e como tal, também dispõe de todos os serviços financeiros, tais como aplicações financeiras, crédito para comércio exterior e outros produtos e serviços para auxiliar no crescimento dessas empresas”, contou Cavalcanti (Foto: Wellington Rocha)

 “Temos o impacto econômico decorrente do fluxo de mercadorias pela elevação do grau de competitividade do transporte de cargas devido à proximidade com o continente europeu, tão logo efetivado, também, como um aeroporto logístico. Acreditamos que com essa proximidade, que o nosso aeroporto possa, no médio prazo, atrair grandes empresas do setor logístico e empresas exportadoras para se instalarem em seu entorno”, analisou Cavalcanti.

 

Porém, o superintendente do Banco do Nordeste ressaltou a necessidade de outros fatores para auxiliar no crescimento de demanda para o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, como frequência de voos, facilidade de acesso por transporte público, tornando viável economicamente para a instalação de empresas no entorno.

 

Para os interessados, Francisco Cavalcanti comentou sobre as ferramentas 

que a entidade oferece tanto para a instalação de empreendimentos, incluindo reformas, máquinas, equipamentos, como capital de giro com taxas favoráveis. “O Banco do Nordeste é um banco múltiplo, e como tal, também dispõe de todos os serviços financeiros, tais como aplicações financeiras, crédito para comércio exterior e outros produtos e serviços para auxiliar no crescimento dessas empresas”, contou.

 

Sendo a burocracia uma queixa recorrente dos empresários que desejam empreender, Cavalcanti garante que o banco está tomando uma série de medidas para simplificar o processo de crédito. Um dos exemplos adotados é que micro e pequenas empresas não precisam elaborar projetos de viabilidade econômica e firmando parcerias com Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas e a Federação das Indústrias do RN que facilitarão os tramites burocráticos.

Oportunidades de Negócio

A franquia de Valmir foi uma das primeiras a funcionar no novo aeroporto (Foto: Alberto Leandro)

Prevendo o crescimento econômico causado pelo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o empresário Valmir Fernandes abriu uma franquia de um restaurante árabe no terminal que funciona desde a inauguração, no dia 31 de maio. Segundo Valmir, que tem uma empresa de construção civil, já existia a ideia de abrir um novo negócio e instalar no aeroporto foi uma boa oportunidade.

 

“O aeroporto é um lugar que a pessoa está indo com um astral bom porque vai viajar. No aeroporto tem tudo para o empresário, segurança, estacionamento, estrutura, o que é mais fácil, nós temos a facilidade de operacionalizar. O aeroporto tem uma vantagem de ter um público rotativo, tem como se planejar, ter uma estabilidade”, declarou o empresário.

"Além de nos ajudar, eles nos orientaram demais”, declarou Valmir (Foto: Alberto Leandro)

Se encaixando como micro empresa, Valmir buscou vários bancos em busca de financiamento para abrir a franquia e escolheu o Banco do Nordeste. Ele conta que já tinha capital que foi investido pelo banco e conseguiu mais recursos com juros baixos para montar a loja.

 

“Foi sensacional, isso ajuda muito. Foi a primeira vez que fizemos com o Banco do Nordeste. Como todo banco, toda instituição, tem os seus entraves e o Banco do Nordeste não é exceção. Se a gerência tiver interesse, flui rápido e vai tudo se encaminhando direitinho. Além de nos ajudar, eles nos orientaram demais”, declarou, aprovando também as taxas de juros oferecidas, “são juros reais, que cabe dentro de uma empresa”.

 

 

Satisfeito com os rumos dos negócios, Valmir Fernandes planeja abrir mais duas lojas no aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Para ele, o aeroporto é um espaço promissor.

 

“Eu acredito muito no aeroporto de São Gonçalo. O aeroporto é bárbaro, a gestão está super bem, dinâmico, tudo que a gente pede para o aeroporto, eles estão sempre de boa vontade a nos ajudar. A tendência é crescer”, encerrou.

bottom of page